projetos-pre-aquecedor-ar-alt

Pré-aquecedor de ar

UTILIZADOS PARA PRÉ-AQUECER O AR QUE É ADMITIDO EM CÂMARAS DE COMBUSTÃO, FORNALHAS, CALDEIRAS E FORNOS INDUSTRIAIS.

Na parte inferior do equipamento passam gases efluentes de combustão, que são resfriados pelo feixe de termossifões bifásicos. Pela parte superior do equipamento passa o ar atmosférico, que é aquecido pelo feixe de termossifões.

O pré-aquecimento do ar que é utilizado na queima proporciona economia de combustível. Uma caldeira consome tipicamente 15% menos combustível para cada 100°C de pré-aquecimento do ar de admissão.

O modelo da figura mostra a instalação com dois pré-aquecedores em paralelo, equipados com um sistemas de by-pass para ar e gases.

A construção do feixe de termossifões é feita de modo modular que permite a limpeza, manutenção e também a modulação da capacidade troca térmica do equipamento. Este equipamento pode ser utilizado em queima de frações pesadas de petróleo, carvão mineral, biomassa e outros.

É POSSÍVEL CONSTRUIR PRÉ-AQUECEDORES DE CALOR PARA UMA FAIXA AMPLA DE CARGAS TÉRMICAS. A EQUIPE DA ITCTERM JÁ PROJETOU TROCADORES  COM TERMOSSIFÕES BIFÁSICOS COM CARGAS TÉRMICAS ENTRE 1 KW E 10 MW.

QUANDO OS GASES POSSUEM BAIXO TEOR DE IMPUREZAS (FULIGEM, ALCATRÃO, ETC) É POSSÍVEL UTILIZAR TERMOSSIFÕES ALETADOS PARA COMPACTAR O EQUIPAMENTO.

projetos-gerador-ar-quente-limpo-alt

Gerador de ar quente limpo

FORNECE AR ATMOSFÉRICO AQUECIDO SEM IMPUREZAS. EVITA A CONTAMINAÇÃO DO PRODUTO SECADO.

Indicado para instalações de secagem de grãos, processamento têxtil, produção de alimentos e outras instalações de processamento agrícola.

Este gerador é um sistema composto por um trocador de calor com termossifões bifásicos, fornalha e ventiladores. A fornalha gera gases quentes de combustão, que trocam calor com ar atmosférico limpo, por aquecimento indireto. O ar quente limpo é utilizado para o processo de secagem.

O equipamento traz melhoras na qualidade do produto quanto comparado a secadores com uso direto de gases de combustão. A flexibilidade quanto ao uso de combustível (tanto biomassa ou derivados de petróleo) é estrategicamente interessante para o setor de pós processamento agrícola. A tecnologia de termossifões bifásicos é robusta, com custos operacionais reduzidos em relação aos demais sistemas de aquecimento indireto.

A SECAGEM INDIRETA  COM AR ATMOSFÉRICO LIMPO AQUECIDO NO TROCADOR DE CALOR GARANTE A AUSÊNCIA DE CONTAMINANTES NO PRODUTO.

O EQUIPAMENTO PERMITE FLEXIBILIDADE DE USO DE COMBUSTÍVEIS, UMA VANTAGEM ESTRATÉGICA. A TROCA DO PROCESSO DE COMBUSTÃO NÃO AFETA A QUALIDADE DO PRODUTO.

projetos-aquecedor-liquido-alt

Aquecedor de líquido

Através da recuperação de calor é possível reduzir o uso de sistemas de aquecimento de líquidos. A energia residual de gases de outros processos podem ser utilizada para o aquecimento de:

BANHOS DE LIMPEZA E ANODIZAÇÃO UTILIZANDO O CALOR RESIDUAL DE GASES EFLUENTES DE FORNOS E ESTUFAS DE SECAGEM.

BANHOS DE GALVANIZAÇÃO UTILIZANDO O CALOR RESIDUAL DE GASES EFLUENTES DE FORNOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO.

ÁGUA PREDIAL OU ÁGUA DE PROCESSO UTILIZANDO O CALOR RESIDUAL DE GASES EFLUENTES DE MOTOGERADORES E TURBINAS A GÁS.

O modelo da figura mostra um recuperador de calor para o aquecimento de líquidos. Na parte inferior do equipamento passam  gases quentes vindos de algum outro processo, e na parte superior circula o líquido a ser aquecido. A troca de calor é realizada por um feixe de termossifões imersos em ambas as correntes.

projetos-resfriador-liquido-alt

Resfriador de líquido

Os resfriadores a ar com termossifões bifásicos podem resfriar líquidos com maior grau de sujidade do que os resfriadores convencionais, visto que a circulação do líquido é externa aos tubos.

CASO O EQUIPAMENTO ESTEJA SUJEITO A CONDIÇÕES DE TRABALHO ADVERSAS (CORROSÃO, EROSÃO, COLISÃO DE PROJÉTEIS) A EVENTUAL RUPTURA DE UM ÚNICO TUBO NÃO INVIABILIZA A SUA OPERAÇÃO.

projetos-resfriador-liquido-alt
projetos-aquecedor-liquido-2-alt

Aquecedor de líquido

PARA A TROCA DE CALOR ENTRE LÍQUIDOS PRESSURIZADOS E VAPOR, OS TROCADORES  COM TERMOSSIFÕES BIFÁSICOS PODEM SUBSTITUIR OS TROCADORES DO TIPO CASCO-TUBO.

Vapor é condensado na superfície externa dos termossifões na parte inferior do equipamento. Como a temperatura do termossifão é homogênea ao longo do seu comprimento, o calor é transferido de maneira igual para o líquido que escoa no casco superior, evitando sua degradação.

projetos-trocador-calor-termossifoes-alt

Trocador de calor com termossifões

OS TROCADORES DE CALOR COM TERMOSSIFÕES BIFÁSICOS PODEM SUBSTITUIR OS TRADICIONAIS CASCO-TUBO, COM VANTAGENS DO PONTO DE VISTA OPERACIONAL.

Como pode ser observado na figura, ambas as correntes de líquido circulam pelo lado de fora dos tubos. Isto elimina os cabeçotes do trocador, e a necessidade de juntas de dilatação, o que simplifica o equipamento, facilita as operações de desmontagem, limpeza e manutenção.

projetos-trocador-calor-termossifoes-alt
projetos-dissipadores-alt

Dissipadores para equipamentos eletrônicos

ATUALMENTE A  TECNOLOGIA DE TUBOS DE CALOR É AMPLAMENTE UTILIZADA EM NOTEBOOKS E COMPUTADORES.  ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DE  TUBOS DE CALOR É POSSÍVEL CRIAR GRANDES ÁREAS DE TROCA TÉRMICA PARA A DISSIPAÇÃO DO CALOR DE UMA PEQUENA ÁREA CONCENTRADA.

A ITCTERM projeta e fabrica dissipadores sob medida para o seu produto eletro-eletrônico.

O que é um termossifão bifásico fechado e como funciona?

O TERMOSSIFÃO BIFÁSICO É UM DISPOSITIVO SELADO QUE TEM FACILIDADE EM CONDUZIR CALOR  AO LONGO DE SEU COMPRIMENTO.  OS TROCADORES POSSUEM TERMOSSIFÕES COM UMA EXTREMIDADE IMERSA NA CORRENTE QUENTE (GÁS OU LÍQUIDO), E A OUTRA EXTREMIDADE NA CORRENTE FRIA.  A CORRENTE QUENTE AQUECE O TUBO, QUE CEDE O CALOR PARA A CORRENTE FRIA. ESTE DISPOSITIVO APRESENTA UMA CONSTRUÇÃO SIMPLES E NÃO NECESSITA DE ACIONAMENTO EXTERNO PARA SEU FUNCIONAMENTO.

Um tubo de calor do tipo termossifão bifásico fechado consiste tipicamente de um tubo de aço com as extremidades seladas que sofre um processo especial de limpeza, evacuado, preenchido com um determinado volume de fluido de trabalho e é selado. Os termossifões devem operar posicionados verticalmente, ou inclinados. O termossifão possui três regiões principais: a região inferior de evaporador , a superior de condensador e uma região intermediária que pode ser adiabática (sem aquecimento ou resfriamento) . O evaporador fica em contato com a corrente quente que cederá o calor. Quando calor é imposto ao evaporador, o fluido de trabalho que está em fase líquida no interior do tubo é aquecido até vaporizar. Com o aumento da pressão no evaporador, o vapor escoa em direção ao condensador. Nesta região, este condensa liberando calor para a corrente que está em contato com as paredes do tubo. O fluido de trabalho condensado escorre pela parede interna do tubo de volta ao ao evaporador por efeito da gravidade, fechando o ciclo.

Os termossifões bifásicos fechados possuem um desempenho superior ao de tubos de calor que possuem meio poroso para retorno do líquido ao evaporador, já que essa estrutura porosa representa uma resistência térmica adicional. Porém, os tubos de calor podem operar em qualquer posição.

projetos-termossifoes

NA AUSÊNCIA DE GRAVIDADE OU EM APLICAÇÕES ONDE A CORRENTE QUENTE NÃO ESTÁ ABAIXO DA FRIA, PODE SER UTILIZADO UM TUBO DE CALOR COM A PAREDE INTERNA REVESTIDA POR UM MEIO POROSO, QUE REALIZA POR EFEITO DE CAPILARIDADE O RETORNO DO LÍQUIDO AO EVAPORADOR. OS TROCADORES DE CALOR DA ITCTERM SÃO PROJETADOS E FABRICADOS SOB MEDIDA PARA CADA APLICAÇÃO.

Contato

+55 48 3206-9741

ITCTERM@ITCTERM.COM.BR

8:00 – 12:00 e 14:00 – 18:00

/AUMENTEAEFICIENCIA

ITCTERM ENGENHARIA LTDA |
CNPJ 10578710000157  |
AV. DES. VÍTOR LIMA, 260 |
FLORIANÓPOLIS – SC |
Ⓒ 2016 ITCTERM
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS